A Escol@ Virtual veio consagrar o trabalho da Fundação Bradesco oferecendo possibilidade de acesso aos cursos, além das fronteiras das nossas unidades de ensino.

A Fundação Bradesco é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1956, por Amador Aguiar, para oferecimento de educação básica, educação profissional e educação de jovens e adultos às comunidades carentes.

Hoje são 40 escolas localizadas em 26 Estados e no Distrito Federal. Outras informações institucionais estão disponíveis no site www.fb.org.br e http://www.escolavirtual.org.br.

Nossa proposta é a de, por meio de parcerias locais com entidades sem fins lucrativos e públicas, propiciar um ambiente virtual e presencial, no qual o aluno será o principal agente e condutor da sua própria aprendizagem.

A arquitetura da Escol@ Virtual valoriza o gerenciamento da aprendizagem e dos conteúdos, por meio de um ambiente integrado de ferramentas e uma metodologia de mediação pedagógica que valoriza o ritmo e a capacidade de aprendizagem dos alunos.

O conceito de parceria é estratégico para a Escol@ Virtual que tem uma arquitetura projetada para atender até 150 mil alunos a distância, via Internet.

Nossa expectativa é a de atender a distância e presencialmente alunos de todo o Brasil, oferecendo cursos totalmente gratuitos.
http://www.escolavirtual.org.br
 
Picture
O Consórcio-Rede de Educação a Distância, com sede nos Estados Unidos da América, é associado especial da ABT. Reciprocamente a Associação Brasileira de Tecnologia Educacional integra o quadro social do grupo internacional.Dentro desse espírito colaborativo há, desde a fundação do CREAD, um forte apoio  de suas ações pela ABT. Durante vários anos a Vice-Presidência para o Brasil funcionou na instituição.  Para debater o desenvolvimento, as realizações e os obstáculos enfrentados pela educação on-line na América do Norte, o CREAD realizará uma videoconferência de livre acesso no próximo dia 22 de setembro.
O evento terá duração de uma hora, sendo iniciado às 10:30h, horário de Nova York. O vídeo será legendado e serão reservados os últimos 15 minutos para respostas às perguntas dos espectadores.
Mais informações sobre a videoconferência podem ser obtidas na página eletrônica http://schoolofed.nova.edu/cread/promocion/index.html
http://abt-br.org.br/index.php
 
A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet.

Para ter acesso ao que o FGV Online oferece a você nesse Consórcio, veja as opções abaixo.

Tópicos temáticos introdutórios na área de Gestão Empresarial – carga horária de 8h

Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável – História da Questão Ambiental (novo!)

Gestão de Marketing – Produto, Marca, Novos Produtos e Serviços (novo!)

Gestão da Tecnologia da Informação – TI nas Organizações: Estratégia e Conceitos (novo!)

Estratégia de Empresas – Introdução à Administração Estratégica (novo!)

Técnicas de Gerência de Projetos – Gerenciamento do Escopo do Projeto (novo!)

Tópicos temáticos introdutórios na área de Metodologia – carga horária de 8h

Metodologia de Pesquisa – Conhecimento, saber e ciência (novo!)

Metodologia do Ensino Superior – Universidade e Sociedade (novo!)

Cursos em áreas de conhecimento diversas - carga horária de 15h

Ciência e Tecnologia

Diversidade na Organização

Ética Empresarial (novo!)

Recursos Humanos

Ética (versão antiga, disponível até 20/08/2009)

Cursos para professores do Ensino Médio – carga horária de 30h

Filosofia (novo!)

Sociologia (novo!)

Você já domina as novas regras ortográficas da Língua Portuguesa? Acesse nosso quiz para conhecê-las e, ao mesmo tempo, testar conhecimentos gerais:

Quiz: Jogo das Novas Regras Ortográficas - Reconhecendo Texto e Contexto (novo!)
 

Não há escassez de conselho acerca de encontrar e atrair as melhores pessoas para trabalhar para você. Ou até mesmo sobre a sua própria organização de fazer uma varredura para identificar o melhor desempenho em cada setor. Vejamos abaixo.

1.       Faça de um elogio uma entrevista.

Quando um trabalhador faz um excelente trabalho, não apenas faça elogios deste. Identificar os pontos fortes da sua realização e perguntar-lhe como ele fez, em outras palavras, partilhar o seu processo. A entrevista irá trazer para a consciência tanto sua como a dele introspecções que podem ser transferidos para novas tarefas. Dependendo das especificações, você pode até mesmo pedir a ela para dar uma apresentação sobre suas técnicas ou para treinar outros os seus métodos.

2.        Analisar sempre a forma como as pessoas pensam, não apenas o que elas fazem.

3.       Pergunte pelas razões atrás das preferências. Saber que os seus gestores individuais e empregados gostam de fazer (quais as tarefas que os beneficiam quais os projetos que os motiva). Grandes gestores devem descobrir por que alguém tem essas preferências, ou seja: Esse tipo de conhecimento contribui para que um gestor estrategicamente possa unir um empregado a um projeto.

4.       Indague sobre sonhos do povo. Geraldo, se você pudesse estar em uma carreira totalmente diferente, o que seria?  A resposta dele pode ser a solução para o seu problema ou até o surgimento de um novo projeto.

 

Não é de se admirar que a inovação seja tão difícil para as empresas estabelecidas. Elas empregam pessoas altamente capazes e, em seguida, configurá-los para trabalhar com processos e modelos de negócio que lhes castigam ao fracasso. Mas existem maneiras de sair deste dilema.

Estas são épocas assustadoras para gerentes em grandes empresas. Mesmo antes da Internet e da globalização, o seu registro para lidar com os grandes, perturbadoras mudança não foram boas.

A maioria das grandes empresas tem especialista e gestores talentosos, um forte produto de carteiras, know-how tecnológico de primeira linha, e bom capital para investimentos. O que falta dos gerentes é o hábito do pensamento sobre as capacidades da sua organização tão com cuidado, como pensam sobre as capacidades da vida pessoal. O diferencial de um grande gestor é a habilidade de identificar a pessoa adequada para a função correta e de treinar seus empregados para os serviços que são confiados. Mas infelizmente, a maioria de gerentes supõe que se cada pessoa trabalha em um projeto é bem adaptada ao trabalho sem qualquer planejamento e treinamento, sendo assim um bom projeto jogado fora.

Muitas das vezes não é só esse o caso. Poderíamos colocar dois conjuntos idênticos de pessoas capazes de trabalhar em diferentes organizações e o que elas realizarem seria significativamente diferentes. Para ter sucesso consistentemente, têm de serem bons gestores qualificados não apenas em avaliar as pessoas, mas também na avaliação das habilidades e deficiência e da sua organização como um todo.

 

A história mostra que as empresas que continuam a investir em suas capacidades inovadoras durante uma crise econômica, são as que têm o maior lucro quando o crescimento retorna. That's how ultrapassou os E.U. indústria química da Grã-Bretanha após a I Guerra Mundial, como Sears superou Montgomery Ward como o líder E.U. retalhista após a II Guerra Mundial, e como a empresa japonesa de semicondutores ultrapassou os E.U. empresas após a recessão do início dos anos 1980.
Em um desafio empresarial, o foco é fundamental. Mas as empresas enfrentam um verdadeiro dilema: como manter o foco e gerir bem os custos, mantendo o crescimento vivo e criando opções para o futuro. Adiar ou cancelar promissoras iniciativas que poderiam ter sido exercidas nos bons tempos permite que uma empresa possa sobreviver e prosperar eventualmente novamente. Muitas empresas dão atenção e recursos apenas para os projetos que são mais susceptíveis de gerar lucros de curto prazo e eles acabam por decidir rapidamente as iniciativas que cabem melhor com o business da empresa.
É uma estratégia inteligente de curto prazo. A desvantagem da priorização rigorosa, é que muitos projetos potencialmente promissores a um ponto de seu desenvolvimento precoce fique ociosos dentro da empresa.
Ao longo do tempo, tantos projetos abandonados fazem com que a capacidade da empresa de crescer para além do seu business é ameaçada. Se o foco é mantido por muito tempo ou com demasiada rigidez, ele pode tornar-se o inimigo do crescimento.
Quando o mercado se recupera, a empresa carece de uma base a partir da qual a recuperação, e qual será essa base? Inovações podem desempenhar um papel importante na solução. Ao quebrar as fronteiras tradicionais corporativa, a “inovação aberta” permite que a propriedade intelectual, idéias, e as pessoas a circular livremente tanto para dentro e para fora de uma organização.
Até agora, muito mais atenção tem sido dada para a entrada de fluxo, que chamamos de “inovação aberta” fora-outsiders contribuições que permitam que uma empresa para criar ofertas cuja escala desmente suas capacidades internas.
No entanto, em uma recessão, como o que estamos enfrentando agora, são muitas vezes esquecido o "dentro para fora" aspecto de “inovação aberta” que melhor pode servir a uma empresa. Inside-out “inovação aberta” refere-se aos processos em que uma empresa coloca alguns dos seus ativos ou projetos fora da sua própria estrutura. Isso não só economiza muito do tempo e de dinheiro a ser investido nesses projetos, mas também pode alimentar novo fornecedor e parceiro, promover a inovação nos ecossistemas, e gerar margem de licenciamento de alta.
Na quinta-feira voltamos a falar mais sobre o assunto, enquanto isso inove as sua  idéias.
Referência: Open Innovation

 

Um relatório recente enumerou as nações mais felizes no mundo. Infelizmente o Brasil nem chegou perto dos 10+. 

Por que somos tão infelizes? Vai a partida da origem da palavra. Feliz é conseguido da palavra Islandesa happ, significando sorte ou possibilidade. É a felicidade então, pela sua mesma definição, devido elusivo a sua aleatoriedade? O Nassim Taleb certamente pensa assim, como ele exprimiu no seu livro mais vendido Enganado pela Aleatoriedade. Mas isto claramente não é o caso dos 10 melhores países mais felizes do planeta.

No seu livro, The Art of Happiness: A Handbook for Living, o Lama Dalai — discutivelmente um homem muito sábio e feliz — sugere que a felicidade verdadeira possa ser alcançada só pelo treinamento a mente. Com isto em mente, aqui estão 7 sugestões que pode virar as nossas carrancas coletivas de pernas para o ar:

Sorria. O sorrir esta diretamente ligada à felicidade. Ele pode ter começado como uma correlação, mas, dentro de algum tempo, o cérebro ligou os dois. Não está acreditando? Tente isto: sorria (um grande sorriso bonito) e tente pensar em algo negativo. Você deixará de sorrir ou você não será capaz de manter o pensamento negativo. Claro que você não será nenhuma candidata a Miss fazendo isso. ;)

Deixe de incomodar-se
. A preocupação resulta ser um dos melhores traços de humanidade. Ele é a emoção subjacente atrás de presciência, planejamento, e previsão. Incomodamo-nos porque algum futuro evento é incerto e que a sensação é uma sugestão para nós, para começar a pensar em como dirigi-lo. O problema é, incomodamo-nos demasiado com coisas que são fora do nosso controle (como a economia, estúpida). O Brasil tem uma das taxas mais altas de doença mental, a preocupação está entre os indicadores principais. Sabemos que há muitas coisas a incomodar nesses dias, respire profundamente.

Faça uma pausa. Aquela soneca depois do almoço, que maravilha.

Faça as coisas diferentemente. Parte do problema no local de trabalho para muitas pessoas é tédio. 

Deixe de arranjar-se e comece a conduzir. Se você estiver na gerência, você tem de encontrar modos de motivar e estimular os seus empregados. Como? Motive as suas mentes. Autorize a sua equipe dando-os mais responsabilidade, mais poder de tomada de decisão, mais autonomia. Explique o que está acontecendo na companhia no conjunto e de aos seus empregados, uma mais larga perspectiva em como os seus empregos influem no negócio total.  

Delegado
. Um dos subprodutos mais destrutivos e contra produtivos da era de miniaturização é o medo — muitos gestores são assustados com medo que a realização os faça assim obsoletos. Os melhores líderes sempre procuram pessoas mais inteligentes, e mais capazes do que eles.  

Divirta-se
. Este conselho é um pouco rude mais é a pura verdade: Se você não gostar do que você está fazendo, deixe de fazê-lo. A vida é demasiado curta para não se divertir. Amo o que faço e quando deixo de amá-lo, faço outra coisa. Mesmo nesta economia, você estará na alta exigência, se você é bom no que você faz — e pode fazê-lo com um sorriso em sua face.  

Quais são suas dicas para ser feliz no trabalho?

Deixe o seu comentário.

Fontes: Forbes

 

O Centro de Mídias de Educação do Amazonas é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas para ampliar e diversificar o atendimento da rede pública de ensino do Estado do Amazonas por meio da tecnologia, com ênfase nas mídias educacionais.
Desde 2004, a Secretaria de Educação do Amazonas - SEDUC/AM - vinha realizando levantamento de demanda escolar nos 62 municípios amazonenses e assim pode constatar que milhares de amazonenses, residentes nas comunidades rurais, estudavam até a 9ª série do Ensino Fundamental e não davam seqüência aos seus estudos.

Isso acontecia porque a escola tradicional não chegava até esses alunos. Como as escolas que oferecem ensino médio são localizadas, em geral, nas sedes municipais, havia muitas comunidades que estavam excluídas pela dificuldade de acesso às zonas urbanas. As características geográficas, a topografia peculiar das diferentes localidades, os meios de transporte disponíveis aos moradores das comunidades com população rarefeita e o fornecimento irregular da energia elétrica eram obstáculos a serem vencidos.

            Além disso, há o caso da falta profissionais habilitados em quantidade suficiente para atender o crescimento da oferta educacional. A Unesco vem alertando para a falta de professores em nível mundial. Serão necessários 18 milhões de professores até 2015 para suprir a docência das escolas. Essa realidade se agrava nas regiões de difícil acesso do nosso país, como é caso do Estado do Amazonas, que tem 18,45% do território nacional e uma logística diferenciada.

 

Um novo sistema de busca de instituições e polos que oferecem cursos de educação a distância está disponível no Portal do Ministério da Educação a partir desta segunda-feira, 27. A ferramenta, chamada de Sistema de Consulta de Instituições Credenciadas para a Educação a Distância e Pólos de Apoio Presencial (SIEAD), permite consultas sobre as instituições credenciadas.
Os estudantes terão, por meio do SIEAD, acesso às informações sobre as 186 instituições de ensino credenciadas junto ao MEC, como portaria, tipo e situação do credenciamento. Os dados sobre os polos de apoio presencial, onde são feitos os atendimentos aos estudantes, também estão no sítio. A busca pode ser feita por região, estado ou município.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Seed

 

A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet. O FGV Online disponibiliza quatro cursos: Recursos Humanos, Ética, Diversidade nas Organizações e Ciência e Tecnologia. A carga horária de cada programa é de 15 horas.

http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx