Um relatório recente enumerou as nações mais felizes no mundo. Infelizmente o Brasil nem chegou perto dos 10+. 

Por que somos tão infelizes? Vai a partida da origem da palavra. Feliz é conseguido da palavra Islandesa happ, significando sorte ou possibilidade. É a felicidade então, pela sua mesma definição, devido elusivo a sua aleatoriedade? O Nassim Taleb certamente pensa assim, como ele exprimiu no seu livro mais vendido Enganado pela Aleatoriedade. Mas isto claramente não é o caso dos 10 melhores países mais felizes do planeta.

No seu livro, The Art of Happiness: A Handbook for Living, o Lama Dalai — discutivelmente um homem muito sábio e feliz — sugere que a felicidade verdadeira possa ser alcançada só pelo treinamento a mente. Com isto em mente, aqui estão 7 sugestões que pode virar as nossas carrancas coletivas de pernas para o ar:

Sorria. O sorrir esta diretamente ligada à felicidade. Ele pode ter começado como uma correlação, mas, dentro de algum tempo, o cérebro ligou os dois. Não está acreditando? Tente isto: sorria (um grande sorriso bonito) e tente pensar em algo negativo. Você deixará de sorrir ou você não será capaz de manter o pensamento negativo. Claro que você não será nenhuma candidata a Miss fazendo isso. ;)

Deixe de incomodar-se
. A preocupação resulta ser um dos melhores traços de humanidade. Ele é a emoção subjacente atrás de presciência, planejamento, e previsão. Incomodamo-nos porque algum futuro evento é incerto e que a sensação é uma sugestão para nós, para começar a pensar em como dirigi-lo. O problema é, incomodamo-nos demasiado com coisas que são fora do nosso controle (como a economia, estúpida). O Brasil tem uma das taxas mais altas de doença mental, a preocupação está entre os indicadores principais. Sabemos que há muitas coisas a incomodar nesses dias, respire profundamente.

Faça uma pausa. Aquela soneca depois do almoço, que maravilha.

Faça as coisas diferentemente. Parte do problema no local de trabalho para muitas pessoas é tédio. 

Deixe de arranjar-se e comece a conduzir. Se você estiver na gerência, você tem de encontrar modos de motivar e estimular os seus empregados. Como? Motive as suas mentes. Autorize a sua equipe dando-os mais responsabilidade, mais poder de tomada de decisão, mais autonomia. Explique o que está acontecendo na companhia no conjunto e de aos seus empregados, uma mais larga perspectiva em como os seus empregos influem no negócio total.  

Delegado
. Um dos subprodutos mais destrutivos e contra produtivos da era de miniaturização é o medo — muitos gestores são assustados com medo que a realização os faça assim obsoletos. Os melhores líderes sempre procuram pessoas mais inteligentes, e mais capazes do que eles.  

Divirta-se
. Este conselho é um pouco rude mais é a pura verdade: Se você não gostar do que você está fazendo, deixe de fazê-lo. A vida é demasiado curta para não se divertir. Amo o que faço e quando deixo de amá-lo, faço outra coisa. Mesmo nesta economia, você estará na alta exigência, se você é bom no que você faz — e pode fazê-lo com um sorriso em sua face.  

Quais são suas dicas para ser feliz no trabalho?

Deixe o seu comentário.

Fontes: Forbes

Heloisa Pires
9/22/2009 11:10:17 pm

AUTOCONFIANÇA - Muito importante para que vc construa na mente segurança harmonia com a convivência com os colegas , com o local e projetos de trabalhos, assim, poderá também se muito feliz!

Reply
Rogerio
10/7/2009 03:59:30 pm

Olá,
Meu nome é Rogério, trabalho para uma grande Empresa de Pesquisas, de renome internacional.Ultimamente, tenho me sentido deprimido e incapaz, visto que não faço o que gosto.O trabalho perde a graça, minha cabeça não anda bem.A responsabilidade de uma vida é enorme, sou casado, pago contas, e devo trabalhar para me sustentar.Mas, e quando não estou feliz?Ultimamente,este tem sido meu dilema, não sei o que fazer, penso a toda hora em largar o trabalho.Sentia-me mais feliz, acreditem, quando trabalhava por conta própria, com minhas próprias decisões, mesmo ganhando uma mixaria.Atualmente, tenho alternativas pra tentar iniciar um negócio, mas o medo do fracasso impede de começa-lo.
Desculpem o desabafo, mas minha vida anda de pernas pro ar, justamente por não saber onde chegar.Considero-me um brasileiro diferenciado, não consigo entender como somos felizes realizando um trabalho escravo(na maioria das vezes), com uma remuneração bem abaixo do padrão mundial.O brasileiro, infelizmente na sua maioria, aceita de cabeixa baixa oque a sociedade o impõe, principalmente em relação ao trabalho.
Finalizo por aqui, torcendo para que ninguém mais passe oq estou passando atualmente, mais é realmente triste a indecisão que tenho.

Reply
Rachel
2/7/2010 08:34:22 pm

Rogério,
Concordo com vc. Hoje nos submetemos a trabalhos que não tem nada a ver com a gente por dinheiro. Também seria muito mais feliz se fizesse algo que me desse mais prazer mesmo ganhando bem menos. Mas meu marido me pressiona para continuar no emprego pelo salário. Ele não entende pq quero sair se ganho bem.

Reply
Hell
2/26/2010 04:39:49 am

No meu caso , são os "companheiros" de trabalho, que acabam comigo, puxando o tapete, me provocando, mas agora com essas dicas eles que vão ficar por baixo, pois vou ficar bem!!!

Reply
dyanne
7/19/2010 12:54:41 am

simplesmente trabalhe com o que vc gosta, ja é um grande passo.

Reply
4/23/2011 08:08:22 am

Eu penso que deve-se aprender a gostar do que faz.O cérebro se adapta a tudo,basta ter disposição e treiná-lo.Depois sim, se não tiver jeito, aí procure algo que dê mais prazer.

Reply
Silverio
5/11/2011 06:32:13 am

É meu amigo quero ver vc trabalhar em uma empresa onde todos são amiguinhos, onde o pai é chefe do filho, onde o filho e a nora são subordinados de uma pessoa da familia e onde as oportunidades so aparecem para quem se vende, vende o corpo e onde puxam saco de todos os chefes. Daí os meros peões que trabalham honestamente sem apoio de nenhum parente que se destaca por capacidade é totalmente queimado por quando a sua hora chega ela simplesmente é desviada para o sobrinho do chefe ou o filho ou até mesmo genro e nora e etc. Meu amigo como fazer para ser feliz em um lugar desse? Meu amigo é complicado. Desculpa erros de gramatica e etc pq estava, estava nao estou nervoso.

Reply
Filho..
5/19/2011 11:05:55 pm

Os pontos apresentados para uma suposta Felicidade são muito interessantes, mas praticamente impossiveis, como no caso do Silverio, do Rogério e da Rachel
Estamos vivendo nossa vida para trabalhar e trabalhar, no meu caso, simplesmente com o objetivo de conseguir pagar as contas no fim do mês.
Não aguento mais, ainda sou novo, 30 anos, mas nunca me senti feliz trabalhando, sempre tive que fazer muitas coisas que não queria e que não me sentia bem em fazer. Por muitos anos meu objetivo era ser um alto executivo, hoje, apenas gostaria de ter um pequeno local em uma pequena cidade para não ser obrigado a fazer nada... apenas poder vive...
Ser feliz na realidade Brasileira de Hoje não acredito mais ser possível.

Reply
osiel
6/4/2011 11:15:53 am

ola meus caros
eu gostei muito das dicas acho bom esse tipos de conteudo mais eu nao consigo gurda nada muito menos aplicar na integra mas prometo q vou tentar

Reply
gabriel
8/5/2011 09:37:24 am

primeiramente gostaria d agradeçer por todos conselhos...

ultimamente eu venho infrentando diversos tipos de problemas no trabalho{má remuneração,intrigas entre parceiros de trabalho ,carga horária alta entre outros}
estou muito insatisfeito com meu trabalho não trabalho na areá que gosto mas tenho o desejo de ser promovido, tenho muitas duvidas e as vezes me pergunto se vale a pena passar pelo o que estou passando,não tenho muito o perfil de vendedor [ o cargo que desejo ocupar] mas acredito que é tudo uma questão de prática e foco.

tebho 17 anos sou barman de uma ótica e se alguém tiver algum conselho para me dar fico muito grato ..

OBS: sou muito ansioso e temo algum dia passar por necessidade financeira.

Reply



Leave a Reply.